Foto: Nathália Schneider (arquivo, Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria suspendeu, nesta segunda-feira (30), as atividades acadêmicas e administrativas, em função de um surto de rotavírus e gastroenterite entre os estudantes. A instituição irá avaliar a situação diariamente para determinar a data de retorno, mas, para este dia, as atividades devem ser realizadas de forma remota, utilizando ferramentas online.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Desde quinta-feira (26), estudantes da universidade relataram estar com náuseas e diarreia. Em um primeiro momento, foi cogitada uma possível intoxicação alimentar no Restaurante Universitário (RU) e, posteriormente, algo envolvendo a água da UFSM. O que foi constatado, na verdade, é que se trata de um surto de rotavírus, um vírus que possui alta taxa de contágio e pode ser transmitido por contato pessoa a pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados, além da propagação aérea por aerossóis.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, afirmou que, após conversa com os coordenadores dos cursos de graduação, foi detectado que entre 30% e 40% dos estudantes haviam contraído o vírus. Sendo assim, a universidade prontamente determinou a suspensão das atividades presenciais para esta segunda.
Martha também informou que os dois RUs passaram por sanitização neste domingo (29) e que outros locais da instituição também passarão pelo processo nesta segunda. Ainda pela manhã, uma reunião com a Secretaria de Saúde de Santa Maria será realizada a fim de entender a atual situação do surto na cidade. A partir disso, a universidade irá decidir se deve suspender as atividades presenciais de terça-feira (1°).
Confira a nota divulgada pelo Gabinete do Reitor
"Em decorrência do surto de rotavírus e gastroenterite entre os estudantes da UFSM, informamos que, no dia 30 de setembro de 2024, as aulas e atividades acadêmicas estão suspensas, assim como as atividades administrativas presenciais no campus de Santa Maria. As atividades devem ser realizadas prioritariamente de forma remota, utilizando as ferramentas online. A situação será reavaliada diariamente, e uma Instrução Normativa conjunta será divulgada para orientar sobre a recuperação das atividades suspensas. Destacamos que os serviços essenciais devem ser mantidos, garantindo a continuidade das atividades indispensáveis ao funcionamento da instituição."